Banda Gástrica Ajustável

O que é Banda Gástrica Ajustável?

A Banda Gástrica Ajustável é um dispositivo de silicone colocado na parte superior do estômago, por cirurgia vídeo-laparoscópica, destinado a desacelerar a digestão e estimular a saciedade precoce. Por não haver cortes ou grampeamentos do estômago, a banda gástrica ajustável é um tratamento reversível. O seu efeito é deixar o estômago em formato de “ampulheta”, restringindo a parte superior para a recepção de alimentos. Assim, a pessoa ingere pouca quantidade de comida e fica satisfeita mais rapidamente.

A indicação de qualquer tratamento só pode ser feita por médico especialista, com base no quadro específico de qualquer paciente. O requisito para a colocação da Banda Gástrica Ajustável é de que o paciente possua um Índice de Massa Corpórea (IMC) superior a 35 kg/m² e doenças associadas, como pressão alta, diabetes.

A colocação da Banda Gástrica Ajustável é feita por meio de cirurgia vídeo-laparoscópica, com duração aproximada de 35 minutos e não há corte, grampeamento ou retirada de qualquer parte do estômago. Como é um tratamento pouco-invasivo, o tempo de internação é de somente um dia em hospital ou em clínica. Os riscos deste procedimento são menores do que as cirurgias de redução do estômago ou do intestino.
A Banda Gástrica Ajustável é a aprovada pelo FDA – U.S. Food and Drug Administration (órgão norte-americano responsável pela aprovação de alimentos, remédios e tratamentos). Com mais de 600.000 pessoas que já receberam a Banda Ajustável, observa-se a aceitação e recomendação médica pelos índices de que 30% de todos os procedimentos baritátricos nos Estados Unidos e 90% na Austrália foram de colocação da Banda Ajustável.

Existem mais de 700 publicações científicas sobre o sistema de Banda Gástrica Ajustável. O estudo realizado pelos cientistas Dixon e O’Brien mostrou que o objetivo de perda do excesso de peso é muito bem atendido (87,2% dos pacientes com obesidade de leve a moderada) com a utilização do tratamento de banda ajustável no prazo de 24 meses.

Se comparado ao grupo com terapias não-cirúrgicas, que obteve uma taxa de sucesso de somente 21,8%, é possível observar o sucesso do tratamento da Banda Ajustável. Observou-se também que a síndrome metabólica manteve-se somente em 3% do grupo que recebeu a Banda Gástrica Ajustável, enquanto para o grupo não-cirúrgico esse índice foi de 24%.

O tratamento da Banda Ajustável é eficiente para perda e manutenção de peso. Um ano após a colocação da Banda Ajustável é possível observar melhoria nos níveis de glicemia e insulina de jejum mesmo em pacientes diabéticos. A sensibilidade à insulina a e função da célula beta melhoram substancialmente com a perda de peso provocada com a Banda Gástrica Ajustável. Com isso, é possível a redução no uso de medicação hipoglicemiante oral.

O acompanhamento periódico realizado por médico para quem colocou a Banda Ajustável, como em qualquer cirurgia bariátrica, é imprescindível. Além disso, é ideal que a pessoa tenha acesso a um tratamento multidisciplinar, contribuindo para uma mudança de estilo de vida e para resultados ainda mais satisfatórios. Lembre-se que o resultado depende de cada paciente.

 

Instituto Campineiro de Tratamento de Obesidade - Banda Gástrica Ajustável e Balão Intragástrico. Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.